Sejam bem vindos!

Estudem e pesquisem bastante, não esqueçam de postar seus comentários...

Curiosidades


Afinal, o que faz da Química uma matéria tão interessante? 
É justamente o fato de que ela responde a todas as suas dúvidas, ou seja, a química tem resposta para todos os acontecimentos curiosos e ainda: o estudo desta ciência se relaciona com os avanços tecnológicos. Aqui estão algumas curiosidades…



  Se você por um bife em uma vasilha com Coca-Cola  ele desaparecerá em dois dias?
Para remover manchas em pára-choques cromados de carros antigos, basta apenas esfregar a peça com um pedaço de papel alumínio amassado embebido em Coca-Cola.
A Coca-Cola é um ótimo desentupidor de pia, pois dissolve a gordura nos canos?
Os óculos ficarão brilhando se você limpar com vinagre? Uma gota em cada lente é o suficiente.
O ferro de passar roupa desliza mais facilmente sobre as roupas se você usar pasta de dente no fundo do ferro?
Para evitar cheiro na geladeira coloque uma caixa de bicarbonato de sódio aberta. Ele absorve completamente todos os odores dos alimentos guardados.


  
Perguntas frequentes como....

Porque o Pão Cresce?
         
         A farinha
Ela é o principal ingrediente para a fabricação do pão. E, embora possa ser produzido com diversos cereais, o trigo é o de melhor desempenho na panificação graças aos bons teores de amido e proteína.
         A água
Quando o padeiro mistura a farinha com a água, as partículas de amido e proteína ficam hidratadas, o que interfere na elasticidade da massa.
        O glúten
Dessa mistura de água e farinha, surge uma substância chamada glúten. Trata-se de uma espécie de rede de proteínas, que tem um papel importante para a textura do pão.
Fermento
Outro ingrediente básico é o fermento, que é feito de leveduras, ou seja, micro-organismos que adoram comer os açúcares da farinha. O mais famoso desses micro-organismos atende pelo nome de Saccharomyces cerevisiae.
Descanso
Depois que o padeiro misturou a farinha, a água e o fermento, ele deixa a massa descansar por algum tempo para que algumas reações químicas aconteçam e ela começa a crescer.
Fermentação
O aumento no volume começa porque as leveduras, que continuam comendo os açúcares, passam a fabricar bolhas de gás carbônico.
Crescimento do pão
Nesta etapa, entram em ação as redes de glúten- que são formadas por dois tipos de proteína: a glutelina e a gliadina. Elas aprisionam os gases produzidos pelas leveduras. O resultado é que a massa vai ficando cada vez mais inchada.
No forno
Assim que a massa toma contato com o ar quente, parte da água de sua superfície se evapora e, surge uma crosta, ou melhor, a casca do pão.
Eis o pão
Quando a massa começa a esquentar, o processo de fermentação se acelera, por isso mesmo ela ainda cresce bastante dentro do forno. Mas quando a temperatura ultrapassam os 80°C, a tendência é que o volume não aumente mais porque a estrutura do glúten se modifica. Aos poucos a massa vai adquirindo a consistência do pão.
Por que as pipocas estouram?

A "explosão" de um grão de pipoca quando aquecido é o resultado da combinação de 3 características:
1. O interior do grão (endosperma) contém, além do amido, cerca de 14% de água.
2. O endosperma é um excelente condutor de calor.
3. O exterior do grão (pericarpo) apresenta grande resistência mecânica e raramente possui falhas (rachaduras).
Quando aquecido intensamente, a água no endosperma sofre vaporização, criando uma grande pressão dentro do grão. O pericarpo atua como uma panela de pressão, evitando a saída do vapor de água até que uma certa pressão limite seja atingida. Neste ponto, ocorrem duas coisas: o grão explode, com som característico (pop!) e o amido do endosperma incha abruptamente, criando aquela textura macia.
Hummm... bateu uma vontade de comer pipoca!!!
Fonte: Revista QMC Web www.qmcweb.org

 
Obturações Dentárias
Quem já sentiu um choque quando encostou qualquer objeto de metal, como garfo, colher, papel alumínio (utilizado para embalar balas) etc, numa obturação? Se você respondeu sim, pode-se dizer que sua boca já funcionou como uma pilha... É estranho, mas o que ocorre em nossa boca segue o mesmo princípio das pilhas comuns. A amálgama, massa utilizada pelo dentista para preencher a cavidade no tratamento dentário, é composta por vários metais (Sn, estanho; Ag, prata; Hg, mercúrio), que ao entrar em contato com um garfo (ferro) ou papel alumínio, cria-se uma corrente elétrica pequena, por isso sentimos aquela dorzinha aguda. Neste caso, a amálgama funciona como cátodo e o ferro/alumínio como ânodo. Um auxiliar importante para que isso ocorra é a saliva que funciona como ponte salina, mantendo o equilíbrio das cargas.

Bibliografia: PERUZZO, F.M.; CANTO, E. L. do. Química na abordagem do cotidiano. 3ª Ed. São Paulo: Moderna, 2003. V.1



Por que a cebola provoca lágrimas?

Uma cebola antes de ser cortada é inofensiva (quando esta na prateleira do mercado, por exemplo), isto é, não emite nenhum composto irritante aos nossos olhos. Isso ocorre porque as enzimas que ativam o sabor e biogênese do fator lacrimejante são guardadas em vacúolos no citoplasma. Quando cortamos a cebola, rompem-se os vacúolos liberando as enzimas que promovem a formação dos compostos sulfurados.
Aquele cheiro que aparece após o corte, no refogado com a “transformação espontânea” do ácido propenilsulfênico em tiossulfinato, este sim o responsável pelo cheiro característico da cebola.
Mas quem faz a gente lacrimejar é outro composto. O ácido propenilsulfênico, dizia-se, também se transforma espontaneamente em syn-propanotial-S-óxido, tais substâncias, ao entrarem em contato com os olhos, provocam irritações nas células nervosas do globo ocular causando a sensação de ardência. As glândulas lacrimais são ativadas e libertam lágrimas que lavam os olhos e removem as substâncias irritantes.
Há cebola que possuem menos ácidos e outra que possuem mais, por isso que em algumas vezes não choramos ao cortá-las, é uma questão particular de cada uma, mas normalmente e na maioria das vezes elas possuem muito, esta nas propriedades químicas da cebola.
(Artigo de Alexandra – Bacharel em Química)


  Por que os vaga-lumes brilham no escuro?


Vaga-lumes ou pirilampos são insetos das famílias Elateridae, Fengodidae ou Lampyridae muito conhecidos por sua bioluminescência, isto é, sua capacidade de produzir e emitir luz. Essas espécies são dotadas de órgãos fosforescentes na parte inferior de seus segmentos abdominais, responsáveis pelas emissões luminosas.
A bioluminescência é causada pela transformação da energia química em energia luminosa. Esse processo, chamado de “oxidação biológica”, permite que a energia luminosa seja produzida sem que haja a produção de calor. Esse processo ocorre da seguinte maneira: uma molécula de luciferina é oxidada, formando uma molécula de oxiluciferina; quando essa molécula perde sua energia, emite a luz.
Esses insetos possuem total controle sobre a emissão de luz, uma vez que o tecido que provoca essa emissão é ligado à traquéia e ao cérebro do vaga-lume. O inseto usa sua bioluminescência para chamar a atenção de seu parceiro ou parceira, por isso, essa habilidade é muito importante no processo de reprodução dessas espécies. Nesse sentido, a iluminação artificial das cidades, que é mais forte, anula a bioluminescência dos vaga-lumes, afetando diretamente o seu processo de reprodução.
(Artigo de Alexandra – Bacharel em Química)



 
Como Funcionam as Latinhas que Resfriam em Apenas Segundos?
As chamadas latinhas inteligentes criadas na Coreia do Sul é uma aplicação muito interessante dos fenômenos físico-químicos de trocas de calor. Estas latas se aquecem ou se resfriam.
As latinhas inteligentes usadas para refrigerantes e cerveja gelam o produto em 15 segundos, sem precisar de geladeira.
Dentro da lata há uma serpentina cheia de gás carbônico sobre alta pressão. Ao abrir a lata, o gás é liberado, acarretando um rápido resfriamento, que gela a bebida contida na lata.
Existem também os recipientes que aquecem seu conteúdo. É usado em sopas, leite e café.
Esta ideia foi muito utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, para fornecer comida quente aos soldados nos campos de batalha.
Para o aquecimento, são usadas várias reações que liberam calor (exotérmicas), como:
CaO  +  H2O  →   Ca(OH)2
2 Al  +  Fe2O3   →   Al2O3   +   2 Fe




O Que Acontece Quando Você Toma Coca-Cola?
Já imaginou o que acontece com seu organismo depois de tomar uma Coca-Cola geladinha? Veja aqui, passo-a-passo, o que ocorre após ingerir Coca-Cola.

Você já imaginou porque a Coca-Cola te deixa alegre? É porque ela te deixa meio “alto”, se é que vocês me entendem. Eles tiraram a cocaína da fórmula há quase 100 anos, sabe porque? Porque ela era totalmente redundante.

10 minutos – Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.

20 minutos – O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).

40 minutos – A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.

45 minutos – Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.

60 minutos – O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.

65 minutos – A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.

70 minutos – O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.

Isso tudo será seguido por uma enorme falta de cafeína em poucas horas. Menos de duas, se você for fumante.
Mas não tem problema, toma outra Coca-Cola aí que vai fazer você se sentir melhor.



Escova progressiva: fazer ou não fazer?

A polêmica começa pelo uso de um produto que contém o composto formol (ácido fórmico). A aplicação sobre os cabelos permite alcançar o tão almejado sonho feminino: o cabelo liso. Importa levar em conta a que preço a cliente alcançará o resultado esperado, pois como o próprio nome já diz, se trata de um ácido, e estas substâncias em geral são perigosas.
Segundo a lei decretada pelos Órgãos de Vigilância Sanitária, o perigo está na aplicação do produto contendo porcentagem de formol acima do permitido (0,2 %, essa é a quantidade máxima usada em cosméticos como xampus e condicionadores e não oferece nenhum risco à saúde). Acontece que nessa porcentagem ele não alisa. Logo, os produtos para a escova progressiva contêm níveis acima do especificado pela vigilância.
Infelizmente muitos cabeleireiros sem preparo profissional adicionam mais formol aos alisantes capilares, elevando a porcentagem bem além do permitido, alguns admitem usar de 2 a 4%. O processo consiste em misturar vários ingredientes aleatoriamente e em qualquer quantidade, e o resultado? Pode ir de alergias (irritação nos olhos, vermelhidão, lacrimação e dermatites) até um estágio avançado de queda de cabelo e o pior, a Organização Mundial da Saúde (OMS) admite que o formol é cancerígeno.
Vale a pena arriscar sua saúde por uma vaidade passageira? Estima-se que uma escova progressiva dure no máximo 3 meses, ou seja, um cabelo bonito por um curto período de tempo, cujas consequências podem te prejudicar pelo resto da vida.

(Artigo de Líria Alves Graduada em Química Equipe Brasil Escola)